REVIEW | Semana de Alta Costura - Paris 2017

Ulyana Sergeenko Fall 2017 - Photo: Marcus Tondo / Indigital.tv Do dia 2 ao dia 6, em pleno verão europeu, aconteceu a Couture Week...

Ulyana Sergeenko Fall 2017 - Photo: Marcus Tondo / Indigital.tv
Do dia 2 ao dia 6, em pleno verão europeu, aconteceu a Couture Week Paris 2017, um dos mais importantes eventos de moda do ano. Abrindo o mês de Julho com as coleções de Outono/Inverno 2017 e Primavera/Verão 2018 das mais renomadas casas de alta costura do mundo, a CWP17 reuniu centenas de jornalistas, compradores e influencers em mais de trinta shows na capital francesa.

Durante muito tempo, o universo da alta costura foi alheio ao caos e à pressa dos ciclos comerciais da moda e das produções em massa. O Chambre Syndicale de la Haute Couture ditava as restritíssimas regras para que uma marca pudesse carregar em suas peças o rótulo de "Alta Costura". Entretanto, tempos modernos e consumidores modernos exigem mudanças modernas. A Federação Francesa de Alta Costura permitiu que marcas ready-to-wear ("pronto-para-vestir", em tradução literal), como a Rodarte e a Proenza Schouler, fossem "marcas convidadas" durante a Couture Week esse ano. Dos trinta e seis desfiles, treze eram de maisons creditadas com o selo de Alta Costura (existe um total de quinze membros permanentes, dois - Givenchy e Yiqing Yin - estavam ausentes esse ano).


DIA 1 - 02/07 (Domingo)

Desfiles:

RVDK Ronald van der Kemp Fall 2017
Proenza Schouler Spring 2018
Xuan Fall 2017
A.F. Vandevorst Fall 2017
Maurizio Galante Fall/Winter 2017/2018
Adeline André Fall 2017
Rodarte Spring/Summer 2018
Galia Lahav Fall 2017
Guo Pei Autumn/Winter 2017
Azzaro Couture Fall 2017
Maison Rabih Kayarouz Spring 2018 ready-to-wear

A coleção Autumn/Winter 2017 de Guo Pei foi o que a maioria dos desfiles da CWP17 viria a ser: segura, bonita e sem riscos. O estilo Old Hollywood renovado com cores vibrantes e materiais metálicos é glamouroso, mas nada realmente impactante. A.F. Vandervorst pode ter chegado mais próximo de trazer algo realmente interessante no domingo: a coleção usou sacos de lixo reciclados, peças de roupas diversas como adornos de cabeça e usou como referência uniformes militares e hábitos de freiras. Não é uma coleção que agrada todo mundo, mas no fim das contas esse nunca foi o propósito da moda.
A.F. Vandervorst Fall 2017 - Photo: Kim WestonArnold / Indigital.tv
A novidade, de fato, veio com as ready-to-wear Rodarte e Proenza Schouler. Ambas as marcas apresentavam suas coleções sazonalmente na New York Fashion Week, mas agora foi anunciado que ambas as marcas (acompanhadas da Altuzarra) irão se mudar permanentemente para a PFW após terem sido convidadas esse ano. As marcas permanecerão baseadas nos EUA e até agora é difícil dizer que tipo de consequências tais mudanças irão trazer tanto para Paris quanto para Nova Iorque, em termos de negócios. É fato que as concessões da Federação visam modernizar a Semana de Moda de Paris (que permaneceu fiel às tradições e ao rigor da Alta Costura por muito tempo) e com isso aumentar os expectadores e os lucros. Uma grande oportunidade para as marcas, afinal Paris pode proporcionar à elas números maiores em visibilidade (internacional, principalmente) e vendas.

"[...] Paris estava condenada a ser a casa da Alta Moda, Nova Iorque estava apenas começando a reunir a sua indústria de moda e por um bom tempo isso se resumia em manufatura e vendas de bens de custo baixo licenciados baseados nos designs originais que saiam de Paris. Isso é diferente do caso hoje em dia, particularmente com importantes ícones da moda como Oscar de la Renta e Carolina Herrera apresentando-se em Nova Iorque e marcas de luxo mais jovens como The Row, Altuzarra e Proenza Schouler operando seus negócios em Nova Iorque." - TFL

Rodarte Spring/Summer 2017 - Photo: REX Shutterstock

DIA 2 - 03/07 (Segunda-Feira)

Georges Hobeika Fall/Winter 2017/2018
Antonio Grimaldi Autumn/Winter 2017
Hyun Mi Nielsen Fall/Winter 2017

O destaque da semana, ou melhor, do ano para mim foi a grande Iris van Herpen com sua coleção Fall 2017. A assinatura da designer são as peças futurísticas feitas com impressão 3D e outras tecnologias. Não somente inovador, mas o potencial artístico de cada desfile de Herpen mostram como ela em tão pouco tempo de carreira (completou dez anos desde seu primeiro desfile esse ano) consagrou-se como uma das maiores designers do século XXI. Sua última coleção não deixou a desejar: vestidos de organza impressa em linhas que foram moldadas com calor para criar ondulações e tecidos prateados cortados à laser.
Iris Van Herpen Fall 2017 - Photo: Yannis Vlamos / Indigital.tv
Mas em oposição à todas as mudanças e novidades da alta moda parisiense, Francesco Scognamiglio optou por uma mostra discreta em seu atelier, contrastando com os shows excentricos e exagerados da semana. "Eu queria me concentrar mais nos verdadeiros valores da alta costura: o relacionamento pessoal com os meus clientes, que precisam de privacidade e atenção; a criatividade única que vai em cada ponta de artesanato.", disse Scognamiglio, "Compradores de alta costura são discretos, eles não procuram publicidade.", completou.


DIA 3 - 04/07

Desfiles:

Stéphane Rolland Fall 2017
Alexandre Vauthier Fall 2017

Chanel mais uma vez repetiu a sua fórmula: cenários exagerados, roupas que ninguém quer usar, um monte de celebridades em um photobooth antes do desfile e modelos famosas. Obviamente a marca não faz questão nenhuma de esconder que sua alta costura não é mais tão alta e o que restou da marca são acessórios e os dois Cs que atribuem valor à tudo que eles fazem. Pelo menos por enquanto a fórmula parece funcionar. Esse ano, foi construída uma Torre Eiffel em escala quase proporcional no local do desfile que, adivinhem, foi em frente à verdadeira Torre Eiffel - o mesmo exagero de quando decidiram lançar um foguete no final do desfile. O esforço da Chanel há tempos não é direcionado para suas coleções e sim para as vendas comerciais de fragrâncias e bolsas e isso está ficando tão óbvio que talvez em pouco tempo as iniciais cruzadas de Coco Chanel não agreguem valor o suficiente aos produtos e a marca comece a decair. Maria Grazia Chiuri vem mantendo a Dior de pé seguindo um padrão parecido, mas ainda se preocupando em vender as peças apresentadas no desfile - que não são nenhum exemplo de originalidade, mas ao menos são vestíveis.
Chanel Fall 2017 - Photo: CNN
A coleção de Outono de Ulyana Sergeenko pode ser usada em um filme de espionagem noir ou em algumas décadas após a Revolução Russa nas ruas de Moscou. Sergeenko é uma designer controversa. Não sabe-se dizer se ela é realmente uma grande estilista ou se é somente uma mulher de negócios muito esperta, mas o fato é que: o romance e o luxo por trás das criações da cazaquistanesa levaram ela do street-style escandaloso para o mundo da Alta Moda. A coleção Fall 2017 fez jus à sua assinatura e, como o New York Times uma vez disse, "As Czarinas Estão de Volta".
Armani Privé foi uma das coleções na qual eu ainda não consegui decidir de se gosto ou não. Gosto das roupas, de fato, mas ainda acho que não são tão "Armani" quanto eu gostaria. De fato, um dos detalhes que chamou minha atenção foi o blazer com mangas de renda e paetês. Apesar de ser algo simples, poderia ser melhor apresentado na coleção.
Giorgio Armani Privé Fall 2017 - Photo: Kim WestonArnold / Indigital.tv

DIA 4 - 05/07 (Quarta-Feira)

Desfiles:

Maison Margiela Fall 2017
Franck Sorbier Fall 2017
Elie Saab Fall/Winter 2017
Yuima Nakazato Autumn/Winter 2017/2018
Jean Paul Gaultier Fall 2017
Viktor&Rolf Fall 2017
Zuhair Murad Fall 2017
Valentino Fall 2017
Fendi Fall 2017

Margiela traz muita inovação em seus desfiles, mas a maior atração é a maquiagem, responsabilidade de Pat McGrath, mas mesmo assim nenhuma das roupas apresentadas trouxe algo verdadeiramente interessante - talvez com exceção dos trench coats de tule, que eu particularmente gostei. Zuhair Murab, Fendi, Valentino e Elie Saab podem juntar-se à Dior, Ulyana Sergeenko e Giambattista Valli no time de coleções bonitas, usáveis e que não correram riscos ou tiraram a marca da zona de conforto e do óbvio. São peças belíssimas e dignas de alta costura, apesar de tudo, pecando somente na falta de ambição criativa.
A polêmica do dia ficou por conta de Viktor&Rolf para fechar a semana: As modelos usaram enormes cabeças de bonecas de feltro para desfilar a coleção. Os designers da marca afirmaram que a proposta das bonecas era promover diversidade e consciência ecológica. Mas a verdadeira polêmica veio depois: Um estudante de moda chinês, Terrence Zhou, afirmou que a coleção foi inspirada em um dos currículos que ele mandou para a Viktor&Rolf para tentar um estágio (e foi rejeitado por não ter passaporte europeu). Ele reivindicou os créditos pela inspiração criativa, mas a marca rejeitou.
Viktor&Rolf Fall 2017 - Photo: Alessandro Garofalo / Indigital.tv

Longe de ser um dos melhores anos, a Couture Week de 2017 teve decepções e surpresas. Muitas casas consagradas permaneceram em sua zona de conforto. Os desfiles, em grande parte, estavam voltados para celebridades e tapetes vermelhos, ao invés de priorizar a criatividade e o conceito artístico que os compradores procuram - o Baile do Met desse ano foi uma das provas disso. É triste dizer, mas a Alta Costura cada vez mais retira seu lucro de merchandising e acessórios, ao invés de agregar valor ao vestuário por meio da inovação. É mais fácil (e, com certeza, mais lucrativo) valorizar a marca através de pessoas famosas e vender acessórios do que, de fato, apresentar uma coleção usável e criativa. As concessões da Federação só provam que a Haute Couture, da maneira que conhecemos, está morrendo. É difícil afirmar se isso é uma mudança positiva ou negativa pois, mesmo reconhecendo o grande lado negativo, talvez seja antiquado da minha parte me opor à tais mudanças. Mas nem tudo está perdido; apesar do hiper valorização do nome, muitas casas permanecem fiéis aos ideais de criatividade e ainda são capazes de mostrar o verdadeiro valor da Alta Moda.


Fontes (imagens, datas e informações adicionais):
http://www.vogue.com/fashion-shows/fall-2017-couture
http://www.vogue.co.uk/shows/autumn-winter-2017-couture
http://www.vogue.co.uk/article/how-paris-haute-couture-fashion-week-is-changing
http://www.thefashionlaw.com/home/have-proenza-schouler-rodarte-simply-outgrown-new-york
http://wwd.com/fashion-news/fashion-scoops/viktor-rolf-rejects-copying-claim-by-intern-applicant-10941951/
http://fashionweekonline.com/

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